RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO CURSO GESTAR II
O objetivo deste trabalho é ter parte, como profissional da educação, na melhoria do processo ensino-aprendizagem, fazendo com que o aluno busque sempre reproduzir gêneros que têm vida também fora dos limites da escola.
Foi nos orientado a desenvolver atividades para serem aplicados em sala de aula referente ao TP3 - Caderno de Teoria e Prática - onde poderíamos escolher entre atividades da Unidade 10 e 12, trabalhando a inter-relação entre gêneros e tipos textuais.
Optamos por trabalhar com a unidade 12, com uma turma de 7ª Série de 26 alunos, e por conhecer a realidade e necessidade crescente de melhorar a leitura, escrita e interpretação, partimos para a aplicação da atividade o Avançando na Prática junto com os alunos.
Avançando na prática -7ª Série
1. Proponha aos seus alunos um exercício de transposição de gêneros textuais (intertextualidade entre gêneros). Essa atividade pode ser feita em grupos de três ou quatro alunos.
2. Algumas sugestões para essa atividade de produção textual podem ser:
(a) Receita para um mundo melhor.
(b) O/A namorado/a dos meus sonhos.
(c) A escola ideal.
(d) Um verdadeiro amigo.
3. Para alunos mais avançados em escolaridade, a transposição pode ser entre gêneros não estudados nesta unidade, como bula de remédio, manual de uso ou rol de compras, por exemplo.
4. Faça uma análise conjunta dos textos produzidos
(a) Que elementos você identifica na estrutura do texto que o assemelham a uma receita culinária?
(b) Por que, apesar dessas semelhanças, não podemos classificá-lo como gênero receita (ou bula, ou manual)?
(c) Que efeitos de sentido o autor consegue levar ao leitor com esse formato de gênero “transportado” de outro gênero?
Obs: O importante a ressaltar aqui é, além do reconhecimento de formatos de gêneros, a plasticidade, a maleabilidade dessa formatação.
Os alunos estavam bastante motivados. A princípio um pequeno tumulto até se organizarem e entenderem a dinâmica do mesmo, e no sorteio de distribuição das atividades para cada grupo. Após este fato, a aula, com a distribuição das atividades, transcorreu com bastante entusiasmo por parte dos grupos, com exceção de um, que trabalhou com pouco interesse e dificuldade na criação e organização.
Após a elaboração das atividades, os alunos confeccionaram cartazes em papel pardo,afixando nos corredores da escola, escrevendo a receita e complementado os mesmos com recortes de imagens referentes aos ingredientes da receita que criaram em grupo.
Problemas de incoerência de frases e de ortografia foram observados, mas ao revisar junto com eles, os mesmos puderam analisar e corrigi-los, com auxílio de dicionários e gramáticas.
No decorrer das aulas percebeu-se como ponto negativo que o aluno precisa aprender a participar de atividades em grupo para resultar numa troca de conhecimentos e aprendizagem de pesquisa mais ampla.
Percebemos também o pouco tempo para o planejamento das aulas, considerando que o curso começou a ser desenvolvido atrasado, mas foi compensado pela colaboração dos alunos na produção da referida atividade, dedicação, liderança e responsabilidade dos grupos, e o incentivo ao explanar para os colegas e orientadora do Gestar II, com sugestões, idéias para complementar a aplicação da referida atividade.
Considerando todo o processo decorrente do presente trabalho até aqui realizado, acreditamos que esta nova metodologia de formação continuada, é bastante eficaz e nos faz reavaliar a nossa maneira de transmitir conhecimentos.
Trabalhos realizados pelos alunos:
UM VERDADEIRO AMIGO
INGREDIENTES:
1 Copo de Sinceridade
½ De Lealdade
1 Xícara de Companheirismo
1 Colher de Compaixão
2 Colheres de Respeito
3 Xícaras de Honestidade
1Kg de Educação
½ Xícara de Amor
200g de Alegria
100g de União
1 Colher de Amizade
1 ½ Colher de Sonhos
Confiança a gosto
Modo de fazer
Misture bem os ingredientes.
Misture bem no coração e leve por toda
Vida.
De 5 em 5 minutos de uma mexidinha
para ficar bem gostoso ao consumir.
Dica: Uma pitada de sabedoria.
Servir com muito amor, carinho e a todo
o instante.
Obs: Amizade não tem preconceito.
Nome: Camila, Daniela,
Cristiane, Stephanie,
Jéssica e Ana C.
O NAMORADO DOS MEUS SONHOS
INGREDIENTES
1 Xícara de amor
2 Olhos azuis / castanhos
2 Xícaras de Gostosura
Uma Pitada de cabelos castanhos
500g de Respeito
200g de União
1 caixa de Sinceridade
300g de Carinho
Modo de fazer
Misture bem todos os ingredientes numa panela e mexa até dar o ponto. Depois
de pronto vire a panela e despeja a massa, num prato fundo e pegue as pétalas de rosas e cuidadosamente coloque em cima do bolo.
Leve para assar por 15 minutos.
Servir
Servir a torta em um prato com formato de coração, sirva para a pessoa que você
ama.
Nome: Mikaela, Adrieli,
Thaís, Gabriela,Ana Reis, Carla e Patrícia.
A ESCOLA IDEAL
INGREDIENTES
1Kg de Respeito
2Kg de Educação
400g de Amizade
500g de Coleguismo
200g de Companheirismo
e uma pitada de bagunça.
Modo de fazer
Colocar dentro de uma vasilha por todos
os ingredientes, leve ao forno até ficar
dourado.
Sirva
Leve a uma escola e coloque num pires
E sirva pra os alunos. E bom apetite.
Nome: Samuel, Lucas Moroni
Lucas Henrique,Joás,
Ismael, Alessandro.
RECEITA PARA UM MUNDO MELHOR
INGREDIENTES
12 Colheres de Inteligência
4 Xícaras de Responsabilidade
2 colheres de Paz
10 copos de Aprendizagem
5 colheres de Crescimento
10 colheres de Honestidade
15 colheres de Amizade
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes numa batedeira
e bata até ficar cremoso; bote numa forma passa
assar. Leve ao forno,deixe por 50 minutos até
ficar assado.
Modo de fazer
Servir só para quem gosta do mundo e acredita
que o mundo será melhor.
Nome: Thiago, Oziel, Douglas,
Michael e Jean
RESPONSÁVEL:
PROF.ª VERA LÚCIA RENZ
MUITO LEGAL ESSA ATIVIDADE, BASTANTE CRIATIVA, VOU LEVAR PARA APLICAR EM SALA DE AULA.
ResponderExcluir